Armazenar energia solar fotovoltaica: tecnologia em desenvolvimento
Armazenar energia solar fotovoltaica: tecnologia em desenvolvimento

Neste artigo iremos abordar as questões que dizem respeito ao desenvolvimento da tecnologia das baterias e como armazenar energia solar fotovoltaica é o próximo passo rumo à independência e a um mundo mais sustentável. Confira!

Quando falamos em baterias, a primeira coisa que vem ao pensamento são celulares, aparelhos eletrônicos e automóveis. Entretanto, o avanço da tecnologia permite que sejam dadas outras funções para esses equipamentos como, por exemplo, armazenar a energia gerada pelos sistemas fotovoltaicos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, já existem mais de 800 MWh em bancos de baterias estacionárias instaladas na infraestrutura desse tipo de matriz elétrica em diversas unidades consumidoras.

No caso da energia solar fotovoltaica, as baterias são utilizadas para estabilizar e otimizar a frequência e tensão da rede elétrica no intuito de controlar o consumo em horários de ponta e fora-ponta. Além disso, com essa estratégia, é possível garantir que os consumidores não sejam prejudicados por eventuais problemas de distribuição das concessionárias.

Recursos como esse prometem alterar o panorama atual da utilização de fontes fósseis, poluidoras e mais caras ao abrir espaço para as fontes limpas e renováveis.

O que será decisivo para essa transição é o desenvolvimento de baterias mais baratas e com melhor capacidade de armazenamento. A boa notícia é que isso já está acontecendo. Segundo dados da Bloomberg New Energy Finance, o preço de mercado das baterias de íons de lítio diminuiu em mais de 75% entre 2010 e 2018.

No que diz respeito ao setor elétrico mundial, essa foi a segunda tecnologia que mais diminuiu de preço, atrás apenas da própria solar fotovoltaica, com incríveis 83% durante o mesmo período.

A estimativa é que esse barateamento das baterias para armazenar energia solar irá manter-se forte nos anos que virão, o que aproximará essa tecnologia do mercado consumidor.

Para os dispositivos eletrônicos e para a mobilidade elétrica, as baterias com íons de lítio são as mais indicadas. Todavia, no caso das baterias estacionárias, focadas para o armazenamento de energia fotovoltaica, existem possibilidades animadoras com excelentes vantagens.

Entre elas, podemos citar a bateria de fluxo de ferro que, mesmo com menor densidade elétrica, possui maior resistência à degradação, não é inflamável e não possui em sua composição matérias-primas raras ou de alta toxicidade.

Como será armazenar energia solar no Brasil?

Conforme as baterias ficarem mais baratas, os geradores a diesel, barulhentos, poluentes e caros, perderão espaço e, com isso, haverá a possibilidade do uso de sistemas híbridos, que combinam geração de energia solar e seu armazenamento.

Para os consumidores que enfrentam dificuldades com a distribuição de má qualidade, seja em zonas rurais ou urbanas, o uso das baterias com certeza significará um importante passo rumo à independência energética.

Inclusive para as concessionárias, a evolução da tecnologia das baterias permitirá avanços importantes na qualidade de distribuição da energia elétrica, pois o armazenamento possibilita um fornecimento mais eficiente ao aliviar a alta demanda em horários de pico.

Para o setor energético solar fotovoltaico, a acessibilidade ao armazenamento é um tema importantíssimo, pelo qual o futuro do desenvolvimento e ampliação das possibilidades do uso de fontes limpas e renováveis passa inevitavelmente.

Ao aumentar as alternativas dos sistemas fotovoltaicos, as baterias proporcionam mais valor, liberdade e autonomia aos consumidores, além de viabilizar a expansão do uso da energia solar na matriz energética brasileira.

Geração precisa de energia, monitoramento de consumo, criação de unidades de compartilhamento e proteção ao consumidor são algumas das muitas vantagens que o armazenamento de energia fotovoltaica oferece.

Serão mais oportunidades de negócio que resultarão no desejado crescimento do setor elétrico nacional.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
inversores-e-microinversores-voce-sabe-a-diferenca
Inversores e Microinversores. Você sabe a diferença?
Na hora de decidir a compra de seu kit de energia solar é muito importante saber qual a diferença entre inversores e microinversores. Pensando nisso a Senh...
como-funciona-a-energia-solar
Como Funciona a Energia Solar?
Como Funciona a Energia Solar? A energia solar e seu funcionamento são simples de entender. Neste artigo explicaremos de forma didática alguns detalhes do ...
tipos-de-energia-solar
Os Tipos de Energia Solar
Quais são os Tipos de Energia Solar Neste texto iremos te apresentar duas formas diferentes de aproveitar a energia emanada pelo sol. Há dois tipos de apro...
painel-solar-fotovoltaico
Você sabe o que é um painel solar fotovoltaico?
Um painel solar fotovoltaico – ou módulo fotovoltaico – é um equipamento capaz de gerar energia gratuitamente a partir da luz do sol, sem produzir resíduos...
duvidas-energia-solar
9 Dúvidas mais Frequentes sobre Energia Solar
A energia solar, convertida em energia elétrica pelo sistema fotovoltaico, proporciona muitas vantagens para casas, empresas, indústrias e propriedades rur...
carros-solares
Carros Solares: Uma história fantástica
Usar a luz solar para abastecer veículos motorizados. As primeiras pessoas que conceberam essa ideia eram ousadas sonhadoras. Um sonho que até hoje mobiliz...
produtores-rurais
Produtores rurais terão crédito especial para energia solar
O governo federal abriu novas linhas de crédito para que produtores rurais possam investir em energia solar. O Ministério da Agricultura anunciou com o Pla...
condominio
Energia Solar para Condomínios
Nesse artigo você irá encontrar informações importantes sobre a instalação de sistemas fotovoltaicos a fim de gerar energia solar para condomínios residenc...
pandemia
O avanço da energia solar em tempos de pandemia
Neste artigo iremos apresentar alguns fatos interessantes sobre como cresceu o setor da energia solar em tempos de pandemia do novo. Vale a leitura. Tempos...